Descubra Ceará

Cozinha cearense

A cozinha cearense tem sabores tropicais e exóticos, com temperos peculiares que agradam, até mesmo, aos mais exigentes paladares.

 

Em geral, seus pratos refletem traços marcantes da cultura popular e da influência deixada pelos colonizadores. Os frutos do mar são os principais ingredientes da culinária cearense, sendo encontrados com variedade em toda a extensão do litoral do Ceará. Caranguejos, siris, camarões e ostras compõem o cardápio dos restaurantes, que os servem de formas diferentes e apetitosas.

 

Um dos pratos mais tradicionais é a peixada ao molho com legumes, arroz e pirão (caldo de peixe misturado com farinha), enquanto a lagosta é o mais requintado e preferido pelos visitantes. Nem só de mar vive a culinária cearense. Do sertão, vem a carne de sol com paçoca e mandioca frita, o popular baião de dois, (arroz e feijão misturados), além de comidas com forte tempero, como sarrabulho, a carneirada e a panelada. Da cana-de-açúcar se faz a famosa cachaça, bebida que ultrapassou fronteiras. Não se pode se esquecer dos deliciosos doces e bolos das festas juninas, nem deixar de provar os saborosos sucos e sorvetes feitos com frutas tropicais.

 

A culinária cearense tem influência direta dos costumes alimentares dos indígenas que habitavam o estado, enquanto outros pratos são originários dos colonizadores europeus. A influência africana, de forte presença na região Nordeste, especialmente devido ao ciclo da cana-de-açúcar, também deixou marcas na cozinha cearense. Toda essa mistura de raças é responsável por uma herança gastronômica que até hoje pode ser observada no hábito alimentar da população cearense.

 

No Ceará, você encontrará restaurantes com pratos regionais ou pratos típicos da culinária brasileira. Restaurantes modernos com cozinha internacional também podem ser encontrados. Beleza para os olhos, prazeres do paladar e aromas sedutores, combinações surpreendentes e ingredientes secretos, segredos estes que são passados através de gerações. A gastronomia cearense é um festival de sensações, descobertas e tradições.

 

Uma dica especial: Visite o mercado de peixe em Fortaleza, onde você pode comprar peixe fresco e que será preparado para você no próprio restaurante do mercado. Não poderia ser melhor!

 

 

 

Pratos típicos

 

Peixe cozido tradicional

 

Peixe frito

 

Camarão ao alho e óleo

 

Caranguejos

 

Cuscuz

 

Tapioca com leite de coco

 

Carne de sol

 

Lagosta grelhada

 

 

Frutas exóticas:

 

Caju

 

Coco verde

 

Seriguela

 

Cajá

 

Cajarana

 

Acerola

 

Carambola

 

Jenipapo

© 2018 by Namoa Tours - CNPJ: 30.227.398/0001-64