Descubra Ceará

Cultura e Tradicão do Ceará

A cultura cearense é diversificada e tem muitas características especiais. A cultura do Ceará, bem como de toda a região nordeste, é principalmente de origem ibérica, com influências indígenas e africanas.

 

Quando a cultura portuguesa foi introduzida no Ceará no século XVII, os indígenas já produziam vários objetos a partir de plantas como lianas e carnaúba, e utilizavam técnicas primitivas de tecelagem de algodão, incluindo a coloração de tecelagens vermelhas com a casca do tronco de árvores. Com a colonização vieram também técnicas europeias que, acrescentadas às técnicas dos habitantes originais, criaram uma arte popular que se tornou conhecida nacional e internacionalmente.

 

Renda de bilro do Ceará

 

Originada provavelmente na Itália, a renda de bilro foi para a França, Espanha e Portugal. De Portugal veio para o Brasil, então colônia na época, onde a produção de redes de diferentes bordados e formas e complicado rendado foi produzido sob significativa influência indígena. Esta produção de artesanato mais famosa e secular existe é uma expressão de arte tradicionalmente conhecida no Ceará, com fabricação predominante na costa, enquanto no interior há mais bordados.

 

Além disso, o artesanato em madeira e barro se desenvolveu com a produção de esculturas, representando motivos da região; molduras esculpidas em madeira, muitas delas com temas religiosos, vasos ornamentados etc.

 

 

Outro importante ramo da arte cearense são as paisagens e temas reproduzidos, à mão, com areia colorida em garrafas.

 

 

Ainda podem ser encontrados em várias cidades – especialmente em Massapé, Russas, Aracati, Sobral e Camocim – cestos e chapéus com várias formas e padrões feitos das fibras das palmas da carnaúba, bambu e cipó.

 

Por fim, deve-se mencionar o trabalho em couro, uma arte resultante do domínio do gado aqui. O couro ainda é feito à mão, especialmente para a produção de chapéus e outras roupas do trabalho tropeiro, e para móveis e esculturas. As principais cidades em processamento de couro são Morada Nova, Juazeiro do Norte, Crato, Jaguaribe, Assaré e Nova Olinda.

 

 

Outra forte influência portuguesa pode ser encontrada nas festas religiosas nas cidades de todo o país, especialmente os festivais, que estão entre as principais celebrações da cultura do Ceará e incluem não apenas cerimônias religiosas, mas também dança, música e outras formas de entretenimento, numa complexa mistura de aspectos sagrados e profanos. Destaque é a Festa de Santo Antônio, em Barbalha, famosa pela cerimônia do Pau de Bandeira, comemorado desta forma há 78 anos.

 

Festas e Eventos:

 

O Miss Ceará é um dos eventos mais tradicionais do país que ocorre desde 1955.

O Cine Ceará é um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. Acontece desde 1991, anualmente em Fortaleza.

 

O Fortal é um festival pré-carnavalesco que acontece desde 1991 anualmente no final de julho em Fortaleza.

 

Um dos maiores festivais de música pop do Brasil é o Ceará Music, realizado anualmente desde 2001 e reúne durante vários dias diferentes bandas nacionais.

 

A maior festividade é a Festa Junina, que acontece no Ceará em junho e tem origem no verão europeu. No período das Festas Juninas, o "forró" é o ritmo mais ouvido e tocado em todo o estado, característicos são a comida e roupas típicas. Como centro das Festas Juninas, podemos destacar Juazeiro do Norte e Juaforró.

 

O carnaval também é outra grande comemoração, com destaque para os festivais organizados nas cidades litorâneas.

 

Guaramiranga é o local do "Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga" no carnaval. Por assim dizer, é o evento para quem quer fugir do carnaval

 

 

Música cearense:

 

O gênero musical mais identificado com o Ceará é o forró, em suas variadas formas. Caracterizado especialmente pelo tradicional forró pé-de-serra, contando apenas com alguns poucos instrumentos como sanfona e triângulo.

 

Literatura cearense:

 

Ceará produziu grandes escritores e poetas, incluindo José de Alencar, Domingos Olímpio, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Antônio Sales, Jader Carvalho, Moreira Campos, Gustavo Barroso, Patativa do Assaré, João Clímaco Bezerra, Ana Miranda e muitos outros.

 

Artes plásticas:

 

Conhecidas obras de arte contemporânea são as estátuas de Iracema na Praia de Iracema e na Praia de Mucuripe.

 

Os centros mais importantes da cultura na capital, Fortaleza, são a casa de José de Alencar, o Teatro José de Alencar e o Centro de cultura e arte Dragão do Mar.

 

 

Venda de artesanato e produtos agrícolas em Fortaleza:

 

Mercado Central

Centro do Turismo (Rua Joao Moreira)

Centro de Artesanato Luiza Távora

Feirinha

© 2018 by Namoa Tours - CNPJ: 30.227.398/0001-64