Discubra Ceará

Descubra Ceará...

A felicidade é uma viagem e não um destino.

 

CEARÁ

Ceará é um estado do Nordeste do Brasil, de extensão litorânea de 573 km, um dos mais longos país. Dispõe de dunas, manguezais, restingas e lagoas de água doce. Inclui-se, nele, a Caatinga (floresta branca,) que é um semideserto com arbustos como vegetação, superior a 600 km de comprimento, numa área de captação que compreende o Rio Jaguaribe em mais da metade do território.

 

O estado é o lar de dois parques nacionais. Particularmente, o mais notável é o Parque Nacional de Jericoacoara, que tem uma área de 62,95 km². Foi inaugurado em 23 de setembro de 2002 para proteger os campos exclusivos de dunas de Jericoacoara e Cruz, bem como sua fauna e flora. E com 563 hectares, o menor parque nacional do Brasil, é o Parque Nacional de Ubajara, que parece uma ilha verde no semideserto da Caatinga. A principal atração desta reserva natural é uma caverna de estalactites.

 

Fortaleza

Fortaleza é a capital do Ceará, com mais de 2,5 milhões de habitantes, quinta maior cidade do Brasil. Está localizada na costa nordeste e tem uma longa extenção de praias urbanas, cerca de 25 km. Enquanto as praias do centro são melhores para uma vida noturna animada e passeios românticos, as praias mais distantes convidam você a tomar banho com areia fina, águas cristalinas e coqueiros.

 

As praias de Iracema, do Meireles e do Mucuripe estão localizadas a 15km do Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Avenida Beira-Mar, interligada por um agradável calçadão. Bastante próximas do centro de Fortaleza, não são praias balneares típicas, isto é, são ideais para longas caminhadas em sua orla e para banhos de sol. Nos muitos bares de praia, as chamadas Barracas, e nos restaurantes ao redor, você pode saborear iguarias brasileiras e as onipresentes caipirinhas.

 

A Praia de Iracema está localizada próximo ao centro da cidade e recebeu o nome da personagem principal do famoso romance de José de Alencar, “Iracema, virgem dos lábios de mel", que retrata a beleza da mulher cearense e é homenageada com duas lindas estátuas nas praias do Mucuripe e Iracema.

 

A Praia do Futuro é muito popular entre os moradores. Localizado a 7 km do centro da cidade, é famosa por suas barracas (restaurantes de praia).

 

Mucuripe é a praia das jangadas e dos jangadeiros, um bairro dos pescadores. Não há em nenhum outro lugar um veleiro de madeira tradicional em Fortaleza. Eles ainda são usados ​​pelos pescadores (os Jangadeiros) para pescar.

 

 

Praia do Meireles, no bairro Meireles, onde está o famoso calçadão da Avenida Beira Mar, o destino mais popular, é o melhor endereço para passeios de praia. Nela está instalada a maioria dos hotéis de Fortaleza, e onde turistas e moradores locais se reúnem sob o brilho do sol, pegando a brisa do mar. O bairro adjacente da Varjota, com sua diversidade de lazer, é uma dica boa para quem ainda tem vontade de conhecer a vida noturna: bares, restaurantes, bistrôs, cantinas italianas e sorveterias.

 
Praia de Iracema
P1130692.jpg
CIMG8954.JPG

Visum

Se você não quer passar mais de 90 dias no Brasil, você só precisa do seu passaporte e um formulário de inscrição como turista. A obtenção de um visto não é necessária para visitantes da comunidade européia e de muitos outros países. É importante que o passaporte seja válido por pelo menos 6 meses no início da viagem. No entanto, não precisa necessariamente de dados biométricos. O formulário de inscrição é geralmente dado no avião. O cuidado deve ser tomado com esta carta, como deve ser devolvido ao sair do país.

 

Em caso de dúvida, consulte o site da sua embaixada ou consulado

Como chegar?

Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins  (FOR), liga Fortaleza ao país e ao mundo. O Aeroporto é operado pela FRAPORT AG (com sede em Frankfurt / Main) desde julho de 2018. A partir daqui você pode chegar a Lisboa (LIS) e Frankfurt (FRA) quase todos os dias. Além disso, há voos com a KLM, AirFrance e o Condor. Muito mais é o tempo de viagem em vôos com parada, por ex. no Rio de Janeiro ou São Paulo. Você pode encontrar uma visão geral dos voos diretos aqui.

 

Mapa de voos directos internacionais 

 

Quando?

Esta localização resulta em um clima tropical (semiárido), que proporciona ao viajante temperaturas quentes o ano todo e excelente clima para banhos. Como as temperaturas diferem muito pouco ao longo do ano, dividido em estação seca e chuvosa, diferente das quatro estações conhecidas por todos nós.

 

A estação de chuvas em Fortaleza dura de janeiro a junho, com mais chuvas nos meses de fevereiro a março. Durante a estação chuvosa, você espera altas temperaturas entre 22 e 30 graus em sua jornada. Os dias geralmente são ensolarados e claros, e as fortes chuvas geralmente acontecem especialmente no final da tarde e noite. Durante a estação chuvosa você pode experimentar uma média de 5 a 7 horas diárias de sol.

 

Na estação seca, que vai de julho a dezembro em Fortaleza, há muito pouca chuva. A taxa média de precipitação durante esses meses é de apenas 0 a 70 mm por mês. No entanto, como na estação chuvosa, as temperaturas permanecem consistentemente altas, com temperaturas máximas de 29 a 35 graus durante o dia. Mesmo em tempos um pouco mais frios, as baixas ainda estão entre 21 e 24 graus. A água do mar oferece

temperaturas consistentemente quentes, com uma média de 27 a 28 graus.

 

Durante a estação seca, em média, você pode desfrutar de 6 a 9 horas de sol por dia, em média. Em geral, Fortaleza é um destino interessante o ano todo e, especialmente, popular para férias de praia no Brasil. Na área existem outros lugares, como Jericoacoara, ideais para nadar e praticar esportes aquáticos.

 

Durante a estação das chuvas. Para férias na praia e também para descobrir os belos arredores de Fortaleza, os meses de janeiro a junho podem ser menos adequados. No entanto, as temperaturas e a água quente oferecem boas condições de viagem, mesmo durante esse período.

 

A melhor época para visitar é geralmente a estação seca de julho a dezembro, pois há muito pouca chuva durante esses meses.

 

Fazer malas

Dê preferência a roupas leves de algodão e shorts, t-shirts, sandálias. Os brasileiros são muito conscientes da moda. Se você não se veste de maneira tão casual nas grandes cidades, é menos provável que você chame atenção como um viajante. Sapatos ou tênis de material leve também é uma boa dica. O uso de chinelos tipo Havaianas faz parte do dia a dia do brasileiro, não só na praia, mas também a outros ambientes.

 

Repelentes antimosquitos com DEET, creme protetor solar com fator adequado a sua pele, boné de beisebol, chapéu de sol ou similar, aspirina, pílulas diarreicas e adesivos são encontrados em qualquer farmácia). Lanterna, câmera fotográfica, cartão de débito, cartão de crédito é sempre bom e necessário portar. Interessante também trocar em apenas uma pequena quantia de dinheiro para uma emergência. A taxa de câmbio é muito mais barata aqui!

 
 

Onde durmir?

Fortaleza tem uma enorme variedade de bons hotéis, albergues e pousadas com diferentes categorias de preço e acomodações para todos os gostos (que não são necessariamente padrões internacionais). Se você não quer ficar em Fortaleza, existem várias opções e outros padrões, facilmente encontradas nas praias fora de Fortaleza ou nas cidades serranas.

Peça-nos um conselho e o ajudaremos na escolha certa.

 

Recomendamos que você consulte seu médico de família ou o Instituto Tropical antes de viajar, e verifique e complete as vacinações padrão de acordo com o calendário de vacinação atual para crianças e adultos durante uma viagem.

Vacinação

Dinheiro

A moeda no Brasil é o real (R$) ou BRL

 

1 real = 100 centavos

 

Notas: 2,5,10, 20, 50, 100 reais

 

e moedas: 5,10,25,50 Centavos, 1 Real

 

 

Escritórios de câmbio dão a melhor taxa. Bancos muitas vezes cobram mais impostos por câmbio. A taxa do euro no Brasil varia de cidade para cidade e de banco para banco.

Os cartões de crédito são aceitos pela maioria dos restaurantes, hotéis e shoppings, até mesmo em hostels, menores comércios, comércio ambulante feiras de artesanatos e vendedores de coco. São todos bem aconselhado como dinheiro em espécie.

ballots-1195065_640.jpg
 

Compras

Você quer conhecer a cultura brasileira e nordestina? Pois, então, visite os mercados públicos em Fortaleza. Temos o Mercado Central, onde você pode comprar artigos em couro, souvenirs, roupas, bordados, artigos de cama mesa e banho, além da gastronomia, como tapiocarias e sorveterias. Já o Mercado São Sebastião, na Avenida Bezerra de Menezes, concentra alimentos, remédios naturais, ferramentas, artigos de madeira, além de saborear a tradicional comida do sertão (panelada, buchada, carneiro ensopado). Também existe a chamada Feirinha Sé (às quartas-feiras e aos sábados e domingos), com venda de roupas e muita moda a céu aberto, pertinho do Mercado central. Você também pode visitar uma das lojas de shoppings, já que Fortaleza conta com 26 centros de compras com ótima estrutura, com praça de alimentação, cinemas e pequenas e grandes lojas.

 

Nightlive

A vida noturna de festas e encontros começa somente após o pôr do sol. Fortaleza dispõe de lugares agradáveis e programação de segunda a segunda, com variadas atrações musicais para todos os gostos.

 

Dica!

 

Quem gosta de cerveja deve se esquivar de marcas conhecidas na Alemanha, contudo, provavelmente tem sempre algo a desejar sobre o gosto.

 

O brasileiro gosta de tomar uma cerveja bem gelada. Grandes eventos, shows e celebrações de ano-novo, por sinal, que são as 2 maiores do Brasil, acontecem no site "Aterro da Praia Iracema".

 

Pirata Bar com seu tradicional show de forró sempre as segundas.

 

Arriégua Bar é um temático point que retrata as belezas do sertão, com famoso forró

nas noites de terça e sexta-feira.

 

​O Órbita Bar é um dos melhores locais para curtir a vida noturna em Fortaleza. A balada tem shows com bandas diversas, DJs, sinuca e é um bom lugar para paquerar ou dançar.

 

Muito procurada por jovens, a casa é famosa por tocar rock e ter um ambiente descolado. Funciona de quinta e domingo, com muita animação.

 

As programações noturnas são atualizadas dia a dia.Consulte-nos!

 

Importante

Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza: 📞 (+55) (85) 3261 7420 / Fax (+55) (85) 3261 7421

Telemóvel de Emergência: 📞  (85) 8867 9850

Edifício Metropolitan Empresarial

Rua Desembargador Leite Albuquerque 635 Sala 402

60150-150 Fortaleza/CE - Brazil

Embaixada de Portugal no Brasil :📞 (+55)  (61) 3032 9600 /Fax (+55) (61) 3032 9642

Avenida das Nações - Quadra 801 - Lote 2

70 402 - 900 Brasilia - Distrito Federal

 

 

Polícia Federal 190

Aeroporto (85) 3392-1200

Bombeiros 193

Ambulância SAMU 192

Hospital de Emergência 24 h

Rua Barão do Rio Branco, 1816 - Centro, Fortaleza - CE, 60025-061

Telefone: (85) 3255-5000

Delegacia de Proteção ao Turista - DEPROTUR

R. Costa Barros, 1971 - Aldeota, Fortaleza - CE, 60160-281

Telefone: (85) 3101-2488

 

Costumes

O Beijo

Nada como cumprimentar e dar 1, 2 ou até 3 beijinhos na bochecha para casar. Sim, o terceiro é dado a uma pessoa solteira que se deseja o casamento. Isso depende de cada região do Brasil. Mas um beijinho é bem-vindo entre as pessoas após o abraço. Beijo de amigo, beijo de namorado, beijo de conhecido. Ser beijado é bom até nos lugares públicos, assim como andar de mãos dadas para os casais.

 

Abraço

Adoramos um abraço bem apertado com muito amor. Quando cumprimentamos nossos amigos, namorados (as), maridos/esposas e até em alguns ambientes empresariais, gostamos de dar um grande abraço. Abraço para nós significa amor e carinho para com a outra pessoa, ou mesmo um simples sinal de cordialidade para com o outro.

Brasileiro não abre a porta da casa dos outros antes de sair

Isso mesmo! Temos esse costume. Quando somos visita na casa de alguém, esperamos que o dono da casa abra a porta para nós. Abrir a porta da casa de outra pessoa significa que nós não iremos voltar àquela casa novamente. Por isso o dono da casa deve abrir a porta para que voltemos novamente. Somos supersticiosos! Rsrs

 

Oferecer e aceitar comida

Gostamos muito de oferecer comida, pois a comida é algo que une as pessoas por meio do compartilhamento de momentos únicos, nos quais podemos pôr os assuntos em dia. Os alimentos são preparados com muito carinho para uma visita, um amigo ou parentes. É sempre bom ter o que oferecer aos outros nem que seja um cafezinho apenas.

 

Por outro lado, há algumas pessoas que preferem não aceitar a comida. É isso mesmo! Não aceitar por acreditar que a pessoa que oferece não esteja oferecendo por esse desejo de compartilhar, mas sim “por educação”, ou seja, nem quer que a pessoa aceite rsrs…

 

Logo, temos dois pontos culturais brasileiros: oferecer por prazer e não aceitar “por educação”.

Café

Hum… Que cheirinho bom de café! Sempre falamos isso quando alguém está preparando um cafezinho para oferecer. O cafezinho brasileiro é servido em qualquer momento, e qualquer hora do dia ou da noite até, acompanhado ou não.

© 2018 by Namoa Tours - CNPJ: 30.227.398/0001-64